A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA- NASF, NO MUNICÍPIO DE LAGES-SC

Liliane Ribeiro, Audrilara Campos

Resumo


Introdução: o presente estudo trata-se de um relato de vivência do campo de estágio curricular obrigatório realizado na Secretaria Municipal de Saúde no programa Núcleo de Apoio a Saúde da Família- NASF4, efetivado no período de março de 2017 a outubro de 2017, no município de Lages, SC. o qual tem como objetivo proporcionar ao acadêmico conhecimento no processo de formação, bem como fazer uma análise da relação entre teoria e prática. Trata-se de um programa de apoio a atenção básica de saúde, que permite a construção conjunta de qualidade de vida e saúde.

Objetivo: Conhecer a atuação do Assistente Social no Núcleo de Apoio a Saúde da Família- NASF.

Método de Intervenção: na perspectiva de realizar uma intervenção de modo que venha a contribuir e atender a população o núcleo de Apoio a Saúde da Família, contribui no processo saúde-doença realizando ações para promoção da saúde e prevenção de doenças, essas ações acontece através dos instrumentos utilizados pelo profissional de serviço Social, e demais profissional do Núcleo de Apoio a Saúde da Família- NASF, compartilhando práticas e saberes, os instrumentos utilizados são: a observação, visita domiciliar, escuta qualificada, atendimento individual, abordagem familiar, educação permanente, educação em saúde através dos grupos com vários profissionais de diferentes áreas do conhecimento. É necessário que a população tenha fácil acesso ao sistema único de saúde, para ter intervenções efetivas e que venha a contribuir na vida e no bem estar dos usuários da política Pública de saúde.

Considerações: Tendo em vista o período de estágio curricular o profissional de Serviço Social tem como objetivo possibilitar aos usuários auxilio na resolução de problemas o que tange a área da saúde. Este profissional deve estar voltado a orientar os usuários sobre as formas de prevenção de doenças decorrentes da má alimentação, desigualdade social bem como outros fatores existentes na sociedade que contribui para o adoecimento, Buscando sempre realizar um atendimento humanizado. O profissional de Serviço Social do NASF, busca intervir sempre na promoção da cidadania, de modo a contribuir no processo de sua autonomia isso acontece através da socialização de informações através das trocas de experiências entre a comunidade e a rede de atendimento, a participação da comunidade na elaboração de políticas públicas, através dos fóruns e conselhos municipais. De forma critica e reflexiva o serviço social desenvolve estratégias a partir da compreensão da realidade, realizando um trabalho permanente para a mobilização em saúde e qualidade de vida voltada à promoção do bem-estar físico, psicológico e social de toda população.

Palavras-chave


NASF; serviço social; promoção da saúde.



REVISTA UNIPLAC
ISSN 2447-2107
EDITORA UNIPLAC | PORTAL DE REVISTAS UNIPLAC
e-mail: propepg@uniplaclages.edu.br | Fone: (49) 3251-1009
Copyright 2012. Editora UNIPLAC