Sistema de Informação para controle de relatório de estágio

Juliana Piccoli Branco, Marlise Eliane Kring

Resumo


A discussão sobre o surgimento de um novo tipo de economia baseada na informação e no conhecimento não é um assunto recente. Já nos anos 80 Alvin Toffler nos descrevia o surgimento de uma terceira onda, a da informação, em substituição a primeira onda (agrária) e a segunda onda (industrial).

Neste novo modelo de organização, a informação e o conhecimento passaram a serem os recursos capitais de produção, os responsáveis pela diferenciação da empresa e pessoas num mercado globalizado.

As tecnologias e inovações geradas ou adquiridas pelo uso da tecnologia da informação estão mudando o modelo do ensino superior. A Universidade influencia a sociedade e por ela é influenciada.

Esta relação provoca rupturas e novas necessidades que afeta o desempenho de todas as atividades de ensino e aprendizagem, inclusive na gestão dos cursos de graduação. Em decorrência disso, o modelo atual de armazenamentos dos relatórios de estagios do curso de Administração da Uniplac, deverá passar por ajustes, buscando a automação do processo.

O processo de organização e controle dos relatórios de estágio do curso de Administração, etapa essa que, ocorre logo após a defesa da banca e aprovação do acadêmico tem sido feito da mesma forma há muitos anos. A Gestão do Conhecimento nos traz o suporte teórico para propor mudanças neste sentido.

Sob a luz do exposto, este projeto possibilitara um entendimento maior do setor privado da região da serra catarinense, permitirá uma busca por temas de estágios já desenvolvidos e que foram relevantes para a comunidade, assim como seus resultados, e tudo mais que possa trazer vantagem competitiva para o curso.

Este projeto tem como objetivo desenvolver e implementar um Sistemas Trasacional, com fundamentação teoria da gestão do conhecimento, capaz de armazenar dados e informações sobre alunos que apresentaram seu relatório de estágio para uma banca de professores, assim como o tema e a empresa em que foi desenvolvido o estágio.

Este projeto também tem como objetivos viabilizar parceria duradoura entre setor privado e universidade. Viabilizar informações para a coordenação do curso que poderá traçar ações estratégias para com as empresas que abrem suas portas para receber anualmente acadêmicos. Promover incremento intelectual aos temas de escolha do estágio, evitando a repetição e na escolha de assuntos “mais fáceis”. Melhor atuação do acadêmico na empresa (começar o estágio onde o acadêmico anterior parou). Facilidade de uso na obtenção de informação pelos professores na consulta por empresa, por tema, por área com características de um grande repositório de conhecimento.

O método utilizado será de pesquisa bibliográfica e documentar, analise de sistemas similares, pesquisa com usuário do sistema.

Verificou-se a infraestrutura necessária para a implementação e houve diálogos neste sentido com a coordenação do curso de administração, na fase de implementação serão tomadas medidas de proteção com base na legislação sobre descrição de riscos e propriedade das informações. O sistema não será aberto, seu acesso será permitido mediante informação de usuário e senha.

Palavras-chave


Gestão do Conhecimento; Sistema de Informação; Estágio



REVISTA UNIPLAC
ISSN 2447-2107
EDITORA UNIPLAC | PORTAL DE REVISTAS UNIPLAC
e-mail: propepg@uniplaclages.edu.br | Fone: (49) 3251-1009
Copyright 2012. Editora UNIPLAC