Acadêmicos do PIBID no Vidal Ramos

Nanci Rosa

Resumo


A Escola de Educação Básica Vidal Ramos recebe os estagiários do Pibid com o intuito de debater, refletir e ampliar o conhecimento sobre o ensino das Artes.

Durante as manhãs frequentadas pelos acadêmicos na escola, tanto a professora e as turmas beneficiadas puderam juntamente com os mesmos perceber a importância da disciplina na vida estudantil de todos os envolvidos.

É de responsabilidade desta professora a inserção dos conteúdos para as turmas , porém em cada uma delas os acadêmicos ministram uma aula de acordo com o planejamento da disciplina de Artes. As turmas do período vespertino que tem a companhia e orientação dos estagiários do Pibid são 6º ano, 7º ano e 9º ano 01.

Entendemos a necessidade de a universidade trabalhar políticas específicas voltadas para a área de formação de profissionais da Educação. Com a experiência da vivencia na escola, em sala de aula, logo nas primeiras fases do curso, os futuros professores encontram situações de indisciplina e dificuldade de aprendizagem. São estes problemas que requer um profissional da educação capacitado com leituras e argumentos para transformar, conscientizar e ajudar os alunos nos diferentes níveis escolares. Caso contrário pode haver atitudes de violência verbal ou humilhação por parte do professor ao aluno problema.

São várias as questões que envolvem o dia a dia da escola, a avaliação, as aulas práticas, a contextualização, entre outros itens que para as aulas de artes se diferenciam das demais.

Importante também o olhar e sugestões vindas dos acadêmicos do Pibid, são pessoas que auxiliam em todos os sentidos a qualidade da aula oferecida, pois agregam mais conhecimento nos comentários que reforçam o conteúdo e dão atenção a mais alunos do que um único professor na classe. Enfim, ganha a escola com atividades artísticas extra classe, (pinturas de amarelinhas e muralismo), as classes atendidas e os acadêmicos sem dúvida.

Palavras-chave


escola; estagio; participação; regencia



REVISTA UNIPLAC
ISSN 2447-2107
EDITORA UNIPLAC | PORTAL DE REVISTAS UNIPLAC
e-mail: propepg@uniplaclages.edu.br | Fone: (49) 3251-1009
Copyright 2012. Editora UNIPLAC