Uma análise genealógica sobre o conselho de classe

Daniela Meurer

Resumo


Um tema de extrema importância para o desenvolvimento educacional, a presente pesquisa apresenta o tema sobre o colegiado do conselho de classe, fundamental nas instituições, mas alvo de dúvidas, apesar de se saber que trata da avaliação de aprendizagem.
O Conselho de Classe surgiu na França, por volta de 1945, com o objetivo de orientar os estudantes para decidirem entre os cursos técnicos ou clássicos. No Brasil chegou através de educadores que estagiavam na França, mas foi apenas com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, número 5.692/71 que passou a ser um órgão colegiado instituído formalmente. Cabe ressaltar que quando foi criado, tinha fundamentos bem diferentes aos que temos hoje, visto que para a época, a citada lei propunha um sistema educacional onde os estudantes deveriam apenas ser treinados para o mercado de trabalho, para que pudessem cumprir com o que preconizava os valores do capital.
Ao longo do tempo houveram mudanças relacionadas ao processo ensino aprendizagem, à construção do conhecimento por parte do estudante, tendo o professor como mediador e sendo assim, foram instituídas leis e resoluções próprias para “viabilizar e legitimar” essa visão, sendo atribuído ao conselho de classe a avaliação do processo ensino aprendizagem. Diante desse cenário cabem algumas questões relacionadas ao conselho de classe, de que forma cumpre seu papel? As instituições de ensino o utilizam de maneira a contribuir com o processo ensino aprendizagem? Possibilita a avaliação do próprio professor sobre sua prática pedagógica? Como é sua organização e funcionamento? Em se tratando de conselho de classe participativo, está realmente acontecendo?
Dessa forma, a pesquisa vem a estruturar uma problematização sobre o tema em questão, de que forma as ferramentas são utilizadas sobre as lentes da genealogia de Michel Foucault.
Referências
FOUCAULT. M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 3ª Edição. Petrópolis: Vozes, 1984.
SANTA CATARINA. Proposta Curricular de SC 2014. Florianópolis:Ioesc, 2014

Palavras-chave


Educação; Conselho de classe; avaliações



REVISTA UNIPLAC
ISSN 2447-2107
EDITORA UNIPLAC | PORTAL DE REVISTAS UNIPLAC
e-mail: propepg@uniplaclages.edu.br | Fone: (49) 3251-1009
Copyright 2012. Editora UNIPLAC