DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO LÚDICO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Bruno Henrique Bernardi, Sabrina Bet Koerich

Resumo


O mundo moderno vem girando em torno da informática, onde o computador torna-se essencial na vida do ser humano. Porém, há necessidade das escolas acompanharem os avanços da tecnologia buscando novas formas de aprendizagem através de aplicativos lúdicos, principalmente para favorecer os indivíduos portadores de necessidades especiais. Com foco na educação especial (E.E.), tema deste trabalho, o computador passa a ser uma ferramenta, ou seja, um instrumento com o objetivo de auxiliar no ensino de conceitos às crianças com alguma deficiência e que assim possa ser inclusa na sociedade através de seus estudos, baseando-se na prática do seu dia a dia. Ensino de conceitos é uma maneira rápida de assimilação dos problemas, pois, trabalha basicamente na comparação de objetos e rotina da criança. O aprendizado de conceitos é fundamental para todo ser humano, porém, crianças com deficiência possuem um alto grau de dificuldade na sua assimilação. Existe a necessidade de desenvolver conhecimentos e habilidades em indivíduos com necessidades especiais. Hoje a preocupação, não está apenas em transmitir o conhecimento, mas sim passá-lo com significação para a vida social. As atividades lúdicas despertam o interesse e estimulam a criatividade para o desenvolvimento de conceitos. Dessa forma, a tecnologia pode ser uma aliada no processo de formação para o estímulo do aprendizado de pessoas com necessidades especiais. De encontro a essa necessidade, o uso de jogos servirá como objeto para introduzir o computador na vida das pessoas se tornando uma maneira agradável ao desenvolvimento de conhecimento. A utilização de computadores por uma pessoa com necessidades especiais, é importante no sentido de ampliar o desenvolvimento das potencialidades cognitivas desses indivíduos e que os mesmos estejam inseridos nestes avanços, e que o computador venha favorecer novas possibilidades. Conhecendo-se as limitações físicas e até cognoscentes dessas crianças, devem-se propor metodologias e estratégias e é isso que se pretende fazer com esse projeto. Como atualmente o contexto da maioria dos alunos envolve a manuseabilidade de computadores, como instrumento de lazer, de pesquisa ou ainda de simples comunicação virtual, nada mais prático que aproveitar este potencial educativo para através da informática ampliar seus conhecimentos e praticas cidadãs. É preciso deixar claro para a criança, que a informática além do lazer, pode lhe servir de instrumento de desenvolvimento individual e coletivo, bem como acenar para o seu futuro profissional. Dessa forma, este trabalho tem como objetivos específicos: a) promover o desenvolvimento de um aplicativo lúdico para o ensino de conceitos no contexto da educação inclusiva; b) identificar atividades para o ensino de conceitos na educação inclusiva; c) propor um jogo que agregue atividades para o ensino de conceitos de forma lúdica; d) disponibilizar um jogo para o ensino de conceitos.

Palavras-chave


Aplicativo lúdico, informática na educação, Educação Especial



REVISTA UNIPLAC
ISSN 2447-2107
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