Automação de Centrais Eólicas

Nathália Vaccaro

Resumo


Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com base em um curso ministrado na Universidade de Ciências Aplicadas em Stralsund, na Alemanha. Curso sobre Energias Renováveis que alguns alunos da UNIPLAC puderam participar. O trabalho tem como tema Automação de Centrais Eólicas, abrangendo o funcionamento do sistema, estados de operação de uma turbina, monitoramento via SCADA, componentes do sistema de controle e uma breve exposição sobre formas de armazenamento dessa energia.

O Brasil tem um grande potencial de geração eólica, porém por ser uma tecnologia cara não existiam muitos investimentos no país para isso, apesar de que este cenário está mudando lentamente. Segundo a Aneel, em novembro de 2016 haviam 419 usinas eólicas em operação, e 153 em construção, o que mostra um crescente aumento desse tipo de geração.

Este assunto é de grande importância pois procura-se cada vez mais a utilização de energia limpa, que é gerada a partir de fontes renováveis. Contudo, a geração eólica possui alguns desafios por ter como “combustível” o vento, pois é preciso muita automação para poder operar o sistema, pelo fato de que a velocidade do vento não pode ser controlada. Nas usinas hidrelétricas por exemplo, a vazão da água é manejada de acordo com o quanto se quer gerar de energia elétrica, o que facilita o processo. Já na eólica, é preciso utilizar caixas de marcha, que acabam reduzindo a eficiência de geração.

Alguns objetivos deste trabalho são identificar sistemas de controle de energia eólica; demonstrar os estados operacionais das turbinas eólicas e o papel de todo o sistema de controle; explicar controle de passo e guinada; descrever as bases da ligação à rede; exemplificar com gráficos e imagens as curvas de potência de uma turbina, os processos de geração, para que se tenha um conhecimento a fim de entender melhor como usinas eólicas funcionam.

Palavras-chave


Centrais Eólicas, Automação, Operação.



REVISTA UNIPLAC
ISSN 2447-2107
EDITORA UNIPLAC | PORTAL DE REVISTAS UNIPLAC
e-mail: propepg@uniplaclages.edu.br | Fone: (49) 3251-1009
Copyright 2012. Editora UNIPLAC