A CONTRIBUIÇÃO DO MARXISMO DE MIGUEL ARROYO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DA ESCOLA ITINERANTE MARIA ALICE WOLFF DE SOUZA DO MUNICÍPIO DE LAGES-SC

Marli Coscodai Souza, Elson Rogério Bastos Pereira

Resumo


O estudo traz a contribuição do marxismo de Miguel Arroyo na Educação do Campo: Uma análise da Escola Itinerante Maria Alice Wolff de Souza do Município de Lages (SC) à luz da teoria marxista estudada por Miguel Arroyo no contexto do século XXI. Objetiva refletir sobre a importância de considerar as epistemologias da pesquisa em políticas educacionais como um campo de possibilidades para aproximar as diferentes áreas do conhecimento, almejando construir uma educação que esteja pautada na participação dos sujeitos sociais. Neste enfoque, destacamos a importância do pesquisador assumir uma postura epistemológica para desvendar a realidade histórica e contribuir para efetivação de políticas educacionais emancipatórias e com impactos sociais relevantes para uma transformação da sociedade, seja civil ou política. Nesta perspectiva, descreveremos a participação dos movimentos sociais ideologicamente organizados em busca da efetivação do acesso da população nas políticas públicas dentro de um espaço de correlação de forças no sistema capitalista de produção. Nosso estudo possibilitará uma reflexão sobre a participação coletiva no cenário das lutas de Classe. Trouxemos reflexões de autores que analisaram a realidade da Educação Brasileira no contexto campesino. O objeto de estudo desse ensaio busca evidenciar a proposta de escola, que teve desde sua criação a intenção de levar Educação ao povo do campo, sendo considerada como uma importante conquista para a sociedade lageana.

Referências

ALMEIDA, M. L. P. de; TELLO, C. (orgs). Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em política educacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013.

ALMEIDA. M. L. P. de. A pesquisa acadêmica no Século XXI: uma análise da ciência frente aos conceitos de público e privado. Campinas: Mercado de Letras, 2012.

ARROYO, M. G.. Trabalho, Educação e Teoria Pedagógica, In: FRIGOTTO, G. (org.) Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998.

ARROYO, M. G.; FERNANDES, B. M. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília: articulação nacional por uma educação básica do campo, v. 2, 1999.

AUED, B. W. e VENDRAMINI, C. R. (orgs.). Temas e problemas no ensino em escolas do campo. São Paulo: Outras Expressões, 2012.

BELTRAME, S. A. B. et al. A Escola Itinerante de Lages. In: AUED, B. W; VENDRAMINI, C. R. Educação do Campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: Insular, 2009. p. 83-98.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei 9.394/1996. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Brasília, 2002.

LAGES (SC). Prefeitura do Município de Lages; Sistema Municipal de Educação Secretaria da Educação. EMEF ITINERANTE MARIA ALICE WOLFF DE SOUZA. Histórico da Escola Itinerante Maria Alice Wolff de Souza. In: Relatório Escola Itinerante. Julho/87.

LAGES (SC). Prefeitura do Município de Lages; Sistema Municipal de Educação Secretaria da Educação; EMEF ITINERANTE MARIA ALICE WOLFF DE SOUZA. Histórico da Escola Itinerante Maria Alice Wolff de Souza. In: Projeto Político Pedagógico. 2002.

LAGES (SC). Prefeitura do Município de Lages; Sistema Municipal de Educação Secretaria da Educação; EMEF ITINERANTE MARIA ALICE WOLFF DE SOUZA. Histórico da Escola Itinerante Maria Alice Wolff de Souza. In: Projeto Político Pedagógico, 2010.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. Tradução de Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

Palavras-chave


Pesquisa em Políticas Educacionais, Educação do Campo, Movimentos Sociais, Marxismo de Miguel Arroyo



REVISTA UNIPLAC
ISSN 2447-2107
EDITORA UNIPLAC | PORTAL DE REVISTAS UNIPLAC
e-mail: propepg@uniplaclages.edu.br | Fone: (49) 3251-1009
Copyright 2012. Editora UNIPLAC