A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DAS REAÇÕES SOCIAIS, QUÍMICAS E BIOQUÍMICAS DO USO DE BEBIDAS ALCOOLICAS

Celso Vinicius Silva, Claudiane Barbosa Ribeiro, Liliane Zulianello Lacerda

Resumo


Atualmente o ensino de química ainda tem deixado um profundo vazio nos educandos, inúmeros são os fatores para tal, mas principalmente o método antiquado que é usado na transmissão do conhecimento para cada educando. Deve-se levar em conta que a educação não é algo imediatista, porem ainda estamos atrasados, faz-se necessário um planejamento em longo prazo, bem como ter animo para lidar com pré-conceitos, dogmas e paradigmas que a mescla de alunos já traz consigo quando chegam à escola. O contexto desta pesquisa leva-nos a pensar no conceito etimológico da palavra aluno, que quer dizer “Sem luz”. Por tanto pedagogicamente esta palavra não deve mais ser usada, pois segundo Paulo Freire, toda criança traz consigo uma bagagem, portanto ela não é um papel em branco onde o professor irá escrever novos conteúdos. E é justamente este pressuposto de Paulo Freire que norteará a nossa pesquisa quanto à importância de que o ensino seja palpável ao educando. Mas para que se alcance o objetivo desejado, temos ciência que dentro do meio educacional faz-se necessário uma reforma de pensamento humano, a partir de um repensar da educação com base em novos paradigmas. Segundo Fabiane Franciscone (2006) apud Charlot [...] com o passar do tempo foram surgindo novos estudos, os quais contribuíram para alargar o conceito de educação como sendo um processo, que além de individual, por tratar-se da construção de si por si, é coletivo, porque se constrói na relação e é permanentemente contínuo, correspondendo à noção de inacabado e de incompletude do Ser Humano em seu constante vir a ser. É com base nisso que esta pesquisa propõe um ensino contextualizado por meio de uma realidade presente na vida da grande maioria de educandos do ensino médio, que é o uso cada vez mais constate de bebidas alcoólicas entre adolescentes.
A pesquisa que se dará a partir do presente projeto, tem grande relevância e revela-se uma ferramenta de grande valor no auxilio do desenvolvimento de uma sociedade nova e repensada. Além de ser um processo continuo, podendo mostrar resultados e ainda assim servir de base para a busca de progressos, a pesquisa qualitativa que se segue é uma proposta de investigação que possibilita que os investigados tenham maior participação, do processo e dos resultados obtidos. A pesquisa não ignorara o contexto e o ponto de vista do investigado. Por se tratar de uma pesquisa que envolve pessoas, leva-se em conta o caráter dinâmico dos próprios sujeitos que é mutável. Portanto, a presente investigação surge como um a possibilidade de produção de conhecimento, por levar em conta a realidade vivenciada pelo objeto em estudo, mediante seu contexto histórico e social.

Palavras-chave


Ensino; contextualização; química



REVISTA UNIPLAC
ISSN 2447-2107
EDITORA UNIPLAC | PORTAL DE REVISTAS UNIPLAC
e-mail: propepg@uniplaclages.edu.br | Fone: (49) 3251-1009
Copyright 2012. Editora UNIPLAC