EDUCAÇÃO PARA A INTEIREZA: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Anne Carolina Rodrigues Klaar, Marina Patricio de Arruda, Lucia Ceccato de Lima, Izabel Cristina Feijo de Andrade, Syandra Aparecida Varela, Ana Caroline Marafigo

Resumo


Trata-se de uma pesquisação em andamento, atividade que junta pesquisa e extensão numa perspectiva participativa desenvolvida por professores da Pós-Graduação e vinculada ao Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Saúde e Qualidade de Vida (GEPESVida). Reconhecendo o compromisso e responsabilidade da UNIPLAC em relação ao processo de formação de educadores ambientais, nos propomos a investir em reflexões que relacionam Ambientalização Curricular e Educação para inteireza tendo em vista nossa preocupação em considerar as várias dimensões do ser humano que em sua relação com o ambiente traz implicações para a vida do planeta. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo, promover conhecimentos concernentes à Ambientalização dos currículos possibilitando o desenvolvimento profissional e pessoal de professores da educação básica com vistas a educação para a inteireza. Por meio de metodologia qualitativa, teremos um etapa exploratória e uma etapa de campo na qual será realizada uma análise e interpretação de dados previamente coletados. Na primeira etapa, a investigação conta com observação e participação em dinâmicas e estratégias metodológicas que visam a conexão entre o professor e o meio ambiente com reflexões a partir de sua prática pedagógica. Na segunda etapa, buscamos informações bibliográficas pertinentes a Ambientalização do currículo. Esta pesquisação vem sendo realizada num dos Centros de Educação Infantil (CEIM) da cidade de Lages SC e conta com a participação de todos os professores da escola. Muitas intervenções humanas ainda ignoram a profundidade das variações ecológicas que produzem. Nesse sentido, a questão da educação ambiental surge como uma ação estratégica para a educação básica capaz de “reformar o pensamento” das pessoas para o cuidado consigo, com o outro e com a natureza. Consideramos, a partir dessa pesquisação, realizar produção científica, publicação de artigos em periódicos, apresentar cartografia de revisões bibliográficas, visando investigações sobre o Desenvolvimento Profissional e Pessoal de Professores de Educação Básica sobre ambientalização curricular e ainda disponibilizar revisões sobre o tema no site do grupo.

Palavras-chave


Educação para Inteireza; Ambientalização Curricular; Desenvolvimento Profissional e Pessoal de Professores; Educação Básica.



REVISTA UNIPLAC
ISSN 2447-2107
EDITORA UNIPLAC | PORTAL DE REVISTAS UNIPLAC
e-mail: propepg@uniplaclages.edu.br | Fone: (49) 3251-1009
Copyright 2012. Editora UNIPLAC