DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBITO UNIVERSITÁRIO

Gabriela Mees de Souza, Sabrina Bet

Resumo


O projeto analisa questões relacionadas a aprendizagem dos alunos, visando a facilidade do professor em chegar mais próximo do mundo de interesse do aluno, para alcançar este objetivo utilizamos a “gamificação” ela refere-se basicamente em achar um jeito divertido de fazer o que deve ser feito. Os jogos motivam as pessoas a anos, mas o objetivo não é o entretenimento, como os jogos de vídeo game, mas sim despertar o interesse e a produtividade de um determinado público em desenvolver uma atividade. “A gamificação tornou-se uma parte essencial de qualquer estratégia de negócio como forma de motivar as pessoas digitalmente e ultrapassar as barreiras de escala, tempo, distância, conexão e custo” (Gartner Group). Mas quais são as características mais comuns de sistemas gamificados? O Feedback constante sobre as atividades desenvolvidas pelo aluno são importantes para dar a noção do progresso sobre o que ele está desenvolvendo, e dar o norte para onde ele deve ir, isto é uma parte importante no processo de aprendizagem e que as vezes não é bem atendida, quando o aluno está desenvolvendo atividades sozinho, em casa, por exemplo, ele não sabe se está no caminho certo para chegar a conclusão correta. Na educação os alunos costumam ver os desafios mas não conseguem enxergar um real motivo para superá-los. A competição costuma estimular bastante os alunos, o simples fato de criar um ranking com as 5 melhores notas, por exemplo, já promove uma certa competição de uma maneira sadia. As recompensas são uma das coisas mais importantes no processo, funcionam como uma espécie de feedback para que o aluno saiba que está fazendo suas atividades de forma correta. Podem vir em forma de pontos, medalhas e afins. Muitas vezes, alunos dos cursos de Sistemas de Informação no primeiro contato com HTML e CSS, apresentam dificuldades de aprendizagem. Com o objetivo de aprimorar o ensino está sendo utilizado um software livre, o MOODLE, o programa permite a criação de grupos de trabalho, páginas de disciplina e comunidades, fórum de discussão, chat (bate-papo), avaliação do curso, ensaios corrigidos, tarefas e exercícios no geral, neste software é possível criar perguntas de múltipla escolha, questões de completar e ele permite o aluno receber medalhas por suas “conquistas”.

Palavras-chave


gamificação; objetos; aprendizagem;



REVISTA UNIPLAC
ISSN 2447-2107
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