PESQUISA DE MERCADO DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS ELETRÔNICOS NO BRASIL

Kleyton Farias Arruda, Claiton Camargo de Souza

Resumo


Ao longo da Evolução da informática ou das tecnologias da informação, foi se moldando várias áreas, uma dessas áreas foi a de jogos eletrônicos. Na década de 60 começaram a surgir os primeiros esboços de games, ou seja, surgia na mente do ser humano a ideia de uma maneira de entreter as pessoas, usando a tecnologia. Essa ideia se desenvolveu nos últimos 50 anos, se tornando uma indústria dominante no mercado de tecnologia. Basicamente essa evolução trouxe diversas oportunidades, pois o consumo de jogos eletrônicos cresce exponencialmente, o que gera uma necessidade de maior produção. Diante disto surgem os startups de jogos eletrônicos visando atender toda essa demanda, pois como é um mercado que não para de evoluir, é comum surgir novos segmentos, como gamefication e jogos para dispositivos móveis, o que gera diversas condições de mercado para criação de novas startups. Aprofundando um pouco mais sobre startups, basicamente qualquer empresa ou projeto de uma empresa pode se definir como startup, desde que esteja em uma fase inicial de criação, nessa fase é definido e testado uma ideia que será desenvolvida, ou seja a ideia inicial da empresa pode ser modificada com o andar da empresa. Este trabalho apresentará logo no inicio o levantamento de informações históricas de games, um estudo sobre tipos de pesquisas de mercado e com desenvolver uma pesquisa de mercado, em relação a esta parte do trabalho já foi concluído, outro ponto importante que se teve que levar em consideração nesta parte foi as várias maneiras de se aplicar uma pesquisa de mercado. Depois de realizar a pesquisa histórica, foi iniciado o processo de entrar em contato com as empresas desenvolvedoras de jogos eletrônicos no Brasil, aplicando um questionário via correio eletrônico. Enquanto o processo de recebimento das respostas das empresas é realizado, está sendo elaborado uma parte do trabalho que explicará um pouco mais sobre as os startups, entrando mais afim dentro deste assunto, observando algumas maneiras de investimento e de criação. Ao final de trabalho será apresentada a análise das respostas obtidas durante as pesquisas, E também será apresentada as conclusões sobre a pesquisa, seguido das considerações finais. É um trabalho que pode auxiliar muitas empresas e empreendedores que estão em desenvolvimento com suas ideias, e com muitas dúvidas que podem ser respondidas, também problemas que esses startups enfrentam atual mente que pode ser encontrada uma solução, é exatamente esta a proposta que o trabalho traz, auxiliar startups desenvolvedoras de games.

Palavras-chave


pesquisa de mercado; desenvolvimento de games; jogos eletrônicos



REVISTA UNIPLAC
ISSN 2447-2107
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