DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE INSTRUMENTO DIGITAL, MULTÍMETRO, PARA MEDIÇÃO DE GRANDEZAS ELÉTRICAS.

Paula Marx Nora, Gabriel Conzatti, André Sousa de Liz, Bianca França Inácio, Kevin Eduardo de Souza, Hérico Esmério de Oliveira, Willian José Rodrigues

Resumo


A constante evolução tecnológica torna a necessidade de conhecimentos agregados em diferentes áreas um requisito imprescindível. Atualmente, não basta ao profissional da área das engenharias dominarem um único campo do conhecimento. É preciso saber integrar minimamente recursos de apoio (Balbinot, 2006). E disso justamente trata o desenvolvimento de um instrumento digital como o objeto desta proposta. A importância da instrumentação poderia ser resumida em uma frase: “A medição é à base do processo experimental”. Seja em um processo que deve ser controlado, seja em pesquisa ou em uma linha de produção dentro de uma indústria, o processo da medição de grandezas físicas é fundamental (Balbinot, 2006). Uma correta medição e visualização dos valores das variáveis elétricas existentes nos processos produtivos nas indústrias e nos laboratórios são necessárias para evitar danos nos equipamentos e perdas materiais, assim como riscos às pessoas. Este instrumento, largamente utilizado na área industrial (em combinação com todo tipo de sensores) tem como objetivo auxiliar na detecção e solução de problemas, tanto corretiva quanto preventivamente. O multímetro é uma das ferramentas mais utilizadas entre os técnicos em eletrônica e eletrotécnica, pois são eficientes na pesquisa de defeitos em aparelhos eletrônicos e também possuem uma série de características positivas que tornam o Multímetro fácil manusear, portátil e com usabilidade simples. O objetivo dessa extensão é projetar um dispositivo eletrônico que realize medições da corrente e da tensão elétrica, um multímetro, de maneira digital, evitando assim erros de leitura. Sendo assim facilitar a operação e automatizar o controle das leituras realizadas pelo instrumento, tornando-se mais simples verificar falhas que possam ocorrer nos processos industriais e auxiliar na resolução das mesmas. Dessa forma construir um aparelho utilizado para medir a intensidade de corrente e da tensão elétrica que passa por um fio. Podendo medir tanto corrente contínua como corrente alternada como também a tensão nos condutores. A unidade utilizada é o àmpere e o volt. Esperamos com essa extensão atingir conhecimentos que serão aplicados na vida profissional, também ajudando na formação acadêmica, bem como a comunidade, fornecendo subsídios para que empresas possam ser contempladas com o mesmo. Com a apresentação pretendemos mostrar os resultados obtidos até o momento, e como faremos para finalizar nosso projeto.

TOOLEY, M. Circuitos Eletrônicos: Fundamentos e Aplicações; Editora Elsevier, 3 ed. Rio de Janeiro, 2008.
MUNDOMAX. Disponível em http://www.mundomax.com.br/blog/o-que-e-um-multimetro-e-qual-sua-utilidade/. Acesso em 31 de agosto de 2015.
BALBINOT, Alexandre; BRUSAMARELLO, Valner João. Instrumentação e fundamentos de medidas. Rio de Janeiro: LTC, 2006. 477 p. ISBN 852161496.Número de Chamada: 681.2 B172i
THOMAS, Roland E; ROSA, Albert J; TOUSSAINT, Gregory J. Análise e Projeto de Circuitos Elétricos Lineares. 6ª Ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2011.
HAMBLEY, Allan R., Engenharia Elétrica: Princípios e Aplicações. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

Palavras-chave


multímetro;corrente;tensão.



REVISTA UNIPLAC
ISSN 2447-2107
EDITORA UNIPLAC | PORTAL DE REVISTAS UNIPLAC
e-mail: propepg@uniplaclages.edu.br | Fone: (49) 3251-1009
Copyright 2012. Editora UNIPLAC