ESTUDO NAS CARACTERÍSTICAS DA ILUMINAÇÃO E PROJETO PARA O MELHORAMENTO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Leandro Pinheiro Folster

Resumo


Atualmente no mundo globalizado vem ocorrendo um aumento na demanda de energia elétrica, porém o custo desta esta mais alta a cada dia. O consumo global de energia aumentará substancialmente até 2035, altos níveis de ineficiência serão desnecessariamente adicionados às crescentes emissões de gás carbônico.

Estimativas sugerem que melhorias na eficiência energética possam atingir metade dos cortes em emissões necessários para diminuir o aquecimento global nos próximos 25 anos.

Qualquer atividade em uma sociedade moderna só é possível com o uso intensivo de uma ou mais formas de energia. A energia movimenta o mundo, para ela e os demais recursos naturais não acabem de vez, a ordem é consumir apenas o necessário, sem desperdícios. Construções mais eficientes em seu consumo energético, desenvolvimento tecnológico e a redução de impactos ambientais são peças fundamentais para a busca de uma melhor eficiência energética.

O projeto está sendo desenvolvido com o propósito de pesquisa em busca de uma melhor eficiência energética, visando a sustentabilidade e eficiência na utilização da energia elétrica em um bloco novo que vai ser construído.

Além disto, o estudo será realizado para alterar as luminárias de um bloco antigo da UNIPLAC, onde a área das salas possui aproximadamente 60m², em média com 8 pontos de luz e 16 lâmpadas, para desta forma reduzir os custos com manutenções e gasto de energia.

O recálculo da área deve ser realizado de acordo com as normas técnicas, para melhorar o aproveitamento do uso da claridade no ambiente com menor quantidade de lâmpadas econômicas que visam o melhor aproveitamento do espaço, tendo como objetivo a sustentabilidade do prédio.

Manter um bom potencial de iluminação nas salas de aulas, com menor número de lâmpadas, através de um recalculo das medidas de luminosidade de acordo com as normas técnicas, priorizando a utilização de lâmpadas frias e LED com maior eficiência e mesma qualidade de iluminação, avaliar a mão de obra para implantar o projeto e o custo do novo material, tendo como foco a econômica, eficiência e sustentabilidade.

Palavras-chave


sustentabilidade;tecnologia;economia;eficiencia



REVISTA UNIPLAC
ISSN 2447-2107
EDITORA UNIPLAC | PORTAL DE REVISTAS UNIPLAC
e-mail: propepg@uniplaclages.edu.br | Fone: (49) 3251-1009
Copyright 2012. Editora UNIPLAC