Relatório de Estágio Curricular em uma Unidade de Emergência

Joel Bosse Júnior

Resumo


Introdução: O trabalho se trata sobre a experiência obtida durante a Unidade Educacional Eletivo do 5º ano do curso de medicina da Uniplac, para a qual elegi a área de medicina de urgência e emergência para acompanhar. A medicina de emergência constitui-se, não raramente em complexo desafio. É nesse cenário, que muitos médicos recém-formados iniciarão sua carreira, o que acaba conferindo ao novo médico uma enorme responsabilidade visto que estamos falando de um ambiente em que se consultam desde pacientes com um simples entorse, até mesmo pacientes com uma parada cardiorrespiratória.

Palavras chaves: Urgência; Emergência; Parada Cardiorrespiratória.

Objetivos: Acompanhar a rotina médica do ambiente da Emergência em Hospital Geral, junto aos pacientes atendidos, tendo em vista o contato com as principais urgências e emergências médicas, sabendo diagnosticá-las e tratá-las corretamente.

Metodologia: Durante este período de eletivo, compareci, todos os dias pela manhã e a tarde na Emergência do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, para acompanhar o trabalho do médico Sandro Takeda. A Emergência do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres é responsável pelas emergências traumáticas, cirúrgicas, neurológicas e cardiovasculares de Lages e região do Planalto Serrano. O hospital conta com especialistas em todas as áreas médicas disponíveis a qualquer horário do dia para atendimento ao paciente. Lá desenvolvi atividades como anamnese e exame físico direcionados para cada situação especifica que o paciente requeria para o momento, também melhorei meus conhecimentos sobre radiologia e quando solicitar exames complementares tanto radiológicos quanto laboratoriais em cada situação.

Resultados: Durante meu eletivo, consegui alcançar de maneira geral todos os meus objetivos acompanhando a rotina agitada e gratificante de um médico emergencista. Foi uma experiência válida, pois obtive um grande conhecimento nas áreas de anamnese, exame físico direcionado e interpretação de exames complementares, inclusive superando minhas expectativas, creio que o aprendizado que obtive na prática não aconteceria dentro de uma sala de aula, pois apenas vivenciando certas situações é que nós aprendemos a lidar com elas, ainda mais quando há uma situação de gravidade e precisamos agir rapidamente.

Considerações: Para mim o eletivo foi muito importante por ter tido um contato com ambiente de emergência com uma longa duração, ajudou a esclarecer duvidas e aprender alguns protocolos que devemos seguir como o ACLS e o ATLS, como são feitos certos procedimentos, tomado decisões, solicitações de exame entre outros, sendo assim de suma importância para minha formação.

Palavras-chave


Urgência; Emergência; Parada Cardiorrespiratória.



REVISTA UNIPLAC
ISSN 2447-2107
EDITORA UNIPLAC | PORTAL DE REVISTAS UNIPLAC
e-mail: propepg@uniplaclages.edu.br | Fone: (49) 3251-1009
Copyright 2012. Editora UNIPLAC