Socialização Através Da Música

Viviane Rodrigues da Silva Marques

Resumo


Este projeto está sendo realizado por uma aluna do oitavo semestre, do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), sob coordenação da professora de Estágio Curricular Obrigatório (ECO) que após um diagnóstico e uma própria reflexão das aulas ministradas no decorrer de 17 anos em várias unidades da igreja Congregação no Brasil verificou certa desmotivação por partes das suas alunas a cumprirem o programa de ensino musical proposto pela igreja. A última etapa da disciplina de estágio está sendo realizada em uma das unidades da Igreja Congregação Cristã no Brasil localizada na cidade de Urupema/SC. O público alvo deste projeto serão basicamente pessoas do sexo feminino, 8 no total, cuja faixa etária varia de 07 a 50 anos, todos os integrantes são frequentadores da instituição religiosa.



O ensino musical na Congregação Cristã do Brasil existe desde a década de 40 e consiste em formar músicos e organistas para auxiliar no canto sacro que faz parte da liturgia do culto nas igrejas espalhadas pelo Brasil. Geralmente quem ministra as aulas são os próprios membros que já passaram pelo programa de ensino. Para ingressar no corpo musical o candidato deverá ser membro da igreja e ser alfabetizado; não há exigência de vivência musical. Na igreja que se situa em Urupema o ensino iniciou com a inauguração da igreja que foi em 21/06/2014 e até a presente data é ministrado pela mesma aluna da UNIPLAC citada acima que já dava aula nesta igreja e quis implantar seus conhecimentos acadêmicos adquiridos em suas alunas.



Apresenta-se como título do projeto de estágio “Socialização Através da Música” trazendo como objetivos oferecer aos participantes condições para o estudo de um instrumento musical englobando o aspecto sensorial, intelectual e afetivo, oportunizando-os a se expressarem de forma livre através da música; Introduzir os conceitos musicais por meio do órgão eletrônico; trabalhar com habilidades de leitura e escrita musicais de maneira contextualizada; aprender a cantar e tocar canções folclóricas e sacras, usando também movimentos corporais; reconhecer elementos musicais de forma prática (intensidade, timbre, altura, duração, ritmo, melodia); desenvolver a atenção, o gosto e a sensibilidade em relação à música; proporcionar momentos de aprendizado em grupo, socializando e interagindo os participantes; proporcionar noções de melodias, percepção musical, notas, figuras, percussão corporal e canto, enfatizando o aprendizado de músicas folclóricas e sacras no órgão eletrônico. Serão aplicadas no total oito oficinas com duração de 90 minutos cada, abordando conteúdos em torno das melodias, percepção musical, noções de notas e figuras, percussão corporal e canto, enfatizando o aprendizado do instrumento órgão eletrônico. Também serão trabalhadas canções folclóricas de forma coletiva.



Este projeto está em andamento com previsão de encerramento com apresentação dos alunos na primeira semana de novembro. O intuito dessa proposta é fazer com que as alunas tenham contato mais rápido com o instrumento e através desse contato elas possam se sentir motivadas a cumprir o programa proposto da igreja, além de gerar conhecimento, interação e socialização.

Palavras-chave


Estágio, órgão eletrônico, músicas folclóricas.



REVISTA UNIPLAC
ISSN 2447-2107
EDITORA UNIPLAC | PORTAL DE REVISTAS UNIPLAC
e-mail: propepg@uniplaclages.edu.br | Fone: (49) 3251-1009
Copyright 2012. Editora UNIPLAC