Insuficiência cardíaca aguda (Revisão bibliográfica e experiência de estágio curricular)

Ibanor Peruzzo Júnior

Resumo


Relatório de estágio curricular

Este trabalho é um relato de experiência do período eletivo do ano de 2014 do sexto ano do curso de medicina da Universidade do Planalto Catarinense realizado entre 02 de junho de 2014 a 13 de julho de 2014, na Doutor Cardio, um setor de cardiologia que atende pacientes ambulatoriais e hospitalizados e realiza exames especializados da área da cardiologia. Foi abordado conforme as indicações da literatura sobre abordagem da insuficiência cardíaca aguda em setores ambulatoriais, emergenciais ou hospitalares, em confronto com a experiência vivenciada, protocolos de atendimento, investigação das causas, classificação e tratamento emergencial.

O objetivo deste trabalho é elucidar as atividades realizadas no período eletivo do ano de 2014. Além disso, através de uma revisão bibliográfica sobre insuficiência cardíaca aguda, aprofundar o conhecimento sobre o tema e comparar a teoria proposta por diversas literaturas com a prática clínica no setor da Doutor Cardio, na cidade de Lages, Santa Catarina. Objetiva também comparar protocolos estabelecendo os pontos coincidentes e discrepantes entre as literaturas abordadas.

Foi realizada uma revisão bibliográfica com nove literaturas sobre o tema: insuficiência cardíaca aguda, enquanto em acompanhamento do serviço da Doutor Cardio, avaliando a metodologia de trabalho aplicada em correlação com a rotina do serviço por um período de 02 de junho de 2014 a 13 de julho de 2014, podendo vivenciar consultas, abordagens emergenciais, avaliações, e realização de exames como eletrocardiograma, ecocardiogramas, ecocardiogramas de stress, mapeamento pressórico e Holter de 24 horas.

Houve grande correlação entre a metodologia indicada em teoria e na prática, estando elucidado no trabalho tais relações e pontos indicados para aprofundamento técnico em situações de insuficiência cardíaca aguda. A revisão bibliográfica foi realizada com nove literaturas sobre o tema e serviu para aprofundar as discussões sobre os casos identificados durante a experiência de período eletivo.

Este trabalho é de extrema utilidade para estabelecer protocolos em setores emergenciais, ambulatoriais e hospitalares, devendo-se considerar os recursos disponíveis no local antes de estabelecer tais protocolos para tornar possível a abordagem proposta, correlacionando a vivência deste local, aonde eram disponíveis para o atendimento do cardiologista exames como eletrocardiogramas, ecocardiogramas, ecocardiogramas de stress, mapeamento pressórico e Holter de 24 horas.

Palavras-chave


Doenças Cardiovasculares/terapia; Insuficiência Cardíaca/diagnóstico; Doenças Cardiovasculares/mortalidade



REVISTA UNIPLAC
ISSN 2447-2107
EDITORA UNIPLAC | PORTAL DE REVISTAS UNIPLAC
e-mail: propepg@uniplaclages.edu.br | Fone: (49) 3251-1009
Copyright 2012. Editora UNIPLAC