Projeto De Extensão Samba Raiz

Aline Dallazem, Paulo Henrique Ramos Godoi

Resumo


Introdução

Samba Raiz é um projeto de extensão, iniciado e maio de 2014 que disponibiliza trinta vagas para alunos da educação básica pública para promover o ensino em música, por meio do gênero musical Samba.

Objetivos

O projeto tem como objetivos oportunizar o ensino de música, em suas características, conteúdos e estrutura por meio da apreciação, contextualização e execução de peças musicais dos principais compositores do gênero Samba. O projeto permite o resgate de músicas de grandes compositores como Cartola, Noel Rosa, Pixinguinha, entre outros, que fazem parte da história musical e cultural do Brasil. Assim, pode-se entender o reconhecimento de composições da música popular brasileira, como uma alternativa para promover o processo de aprendizagem de alunos incentivando o respeito, a disciplina e o senso de coletividade que envolve o aprendizado música, especificamente com o Samba, o gênero proposto.

Estratégias Metodológicas

Foram selecionadas seis escolas, pelo critério localização, devido a necessidade de os envolvidos se deslocarem semanalmente para as aulas que ocorrem na UNIPLAC. Para cada escola foram disponibilizamos cinco vagas. Nos encontros são trabalhados conteúdos pertinentes ao tema, de forma teórico-prática, sendo que a execução do instrumental específico de Samba é realizada a todo encontro. A evolução dos alunos é acompanhada a cada aula, como forma de auxiliá-los no processo de aprendizagem.

Considerações

A música contribui para o desenvolvimento humano, auxilia no processo de aprendizagem e socialização dos alunos, e é considerada uma ferramenta que promove e desperta sentimentos e emoções. Projetos Interdisciplinares são dispositivos para a inserção da musicalidade na escola, e com isso possibilitam o resgate de gêneros importantes da música popular brasileira bem como o resgate cultural. Nesse contexto o presente projeto se justificou pela necessidade de apresentar aos alunos o samba, um gênero musical até então desconhecido pela maioria dos alunos. Espera-se com este projeto possibilitar o resgate do Samba de Raiz e assim, um gênero musical genuinamente brasileiro, bem como oportunizar o acesso à Educação Musical à comunidade em geral, reconhecendo os inúmeros benefícios sociais, físicos e mentais que o processo de musicalização propicia aos envolvidos.

Palavras-chave


Educação musical; Samba de Raiz; Resgate cultural.



REVISTA UNIPLAC
ISSN 2447-2107
EDITORA UNIPLAC | PORTAL DE REVISTAS UNIPLAC
e-mail: propepg@uniplaclages.edu.br | Fone: (49) 3251-1009
Copyright 2012. Editora UNIPLAC