Utilizando tecnologia na criação de um mapa mental

Kamila Assink de Liz, Mônica Pagno da Silva da Rosa, Débora Cristina Coelho, Gilberto Borges de Sá

Resumo


As tecnologias já são uma realidade dentro das escolas, a questão que está em alta, é como utilizá-las de forma correta visando ao aprendizado de forma significativa. Uma forma de aplicar a aprendizagem e que os alunos poderão organizar seus estudos visando entender o conteúdo são os mapas mentais.

“Mapa Mental é essencialmente um diagrama hierarquizado de informações, no qual podemos facilmente identificar as relações e os vínculos entre as informações”. (HERMANN; BOVO, 2005). Os mapas mentais são ferramentas que servem para organizar o raciocínio de forma resumida, pode ser utilizada com um texto, um conteúdo, uma palestra de diferentes formas e possibilita vários assuntos. Pode organizar os estudos, mas também organizar as tarefas do dia a dia. Pode ser feito também utilizando imagens.

Existem várias ferramentas para se construir os mapas mentais e também pode ser construído de forma simples utilizando uma folha formato A4 em paisagem, desenhando com caneta ou lápis. A ferramenta que será utilizada será a Examtime que está disponível no site https://www.examtime.com/pt-BR/mapas-mentais/, sendo que já foram construídos trabalhos até mesmo em ferramentas que tem objetivos diferentes como BrOffice Impress e BrOffice Writer onde possuem balões que podem ser construídos mapas mentais.

A natureza dos mapas mentais, conforme já dissemos, está intimamente relacionada com as funções e operações da mente de encadear, relacionar, comparar, classificar, etc., ou seja, processar, de uma forma geral, as informações coletadas tanto do universo exterior (objetivas) quanto do interior (subjetivas). Dessa forma, o mapeamento mental pode ser utilizado em quase todas as atividades, nas quais o pensamento, a memória, o planejamento e a criatividade estejam envolvidos. (HERMANN; BOVO, 2005).

Além do estudo do tema mapas mentais será construído um mapa mental na disciplina de Língua Portuguesa para os anos iniciais do ensino fundamental possibilitando o conhecimento da organização do pensamento. A construção de mapas mentais ainda é desconhecida para muitas pessoas. Será uma oportunidade de divulgar a ferramenta. Sendo assim, na apresentação será explanado, exemplificado e criado um mapa mental, a partir de uma situação de aprendizagem da disciplina citada.

Palavras-chave


Tecnologia; educação; mapa mental



REVISTA UNIPLAC
ISSN 2447-2107
EDITORA UNIPLAC | PORTAL DE REVISTAS UNIPLAC
e-mail: propepg@uniplaclages.edu.br | Fone: (49) 3251-1009
Copyright 2012. Editora UNIPLAC