A importância da conscientização, prevenção e detecção precoce da hipertensão

Miriam Manica, Natalia Veronez da Cunha Bellinati

Resumo


Introdução

Chagas et al (2005) diz que as doenças cardiovasculares originadas da hipertensão são uma das maiores causas de morte no Brasil. Anualmente há um gasto médio no Brasil de hospitalizações por hipertensão arterial e suas complicações na ordem de 400 milhões de dólares. O grande mal da hipertensão é que a mesma não é acompanhada de sintomas e muitas pessoas não sabem disso, e também não sabem que o simples ato de aferir de forma regular pode evitar outras complicações. Baseado nessas informações foi criado o projeto “A importância da conscientização, prevenção e detecção precoce da hipertensão”, visando conscientizar a população sobre a importância de aferir a pressão arterial e as consequências que a hipertensão pode trazer para a saúde, além de orientá-la sobre um estilo de vida saudável.

Objetivos

- Expor os riscos associados à hipertensão;

- Estimular a população a procurar profissionais da saúde regularmente;

- Educar a população sobre a importância de hábitos saudáveis;

- Estimular a população participante do projeto para que levem os conhecimentos adquiridos para seus familiares, conhecidos, vizinhos, amigos, etc;

- Auxiliar aos pré-hipertensos e os já hipertensos sobre as medidas a serem tomadas;

- Auxiliar na diminuição do número de hipertensos em nossa cidade;

- Obter dados quanto ao número de pré-hipertensos e hipertensos.


Metodologia

O projeto abrange pacientes que recebem atendimento na Clínica-Escola da Uniplac que aceitaram participar do projeto e assinaram o TCLE, que no momento englobam dezesseis pessoas. O projeto teve início no mês de abril e terá seu encerramento no mês de novembro. A primeira etapa incluiu apresentação do projeto aos pacientes, seguida de aplicação de questionário sobre o estilo de vida do paciente. Na etapa seguinte, iniciou-se a aferição da pressão arterial desses pacientes semanalmente, a qual será realizada até o mês de outubro, além de dados como altura, circunferência abdominal (C.A), peso e índice de massa corpórea (IMC). Em seguida foi dado inicio ao processo de conscientização através cartazes no ambiente, entrega de folders informativos, apresentação do resultado dos dados coletados aos pacientes, além de exposição dos principais riscos que a hipertensão traz.

O mesmo questionário será reaplicado para fins comparativos quanto à resposta antes e depois do processo de conscientização, além de nova coleta de peso, IMC, C.A e encaminhamento para assistência médica, se necessário. Ao final, realizaremos uma pesquisa com os pacientes solicitando a opinião quanto ao trabalho realizado e o que mudou em sua visão sobre a hipertensão após participar do projeto.

Considerações
A pesquisa trará dados informativos quanto ao número de hipertensos da amostra, conscientizará a população quanto à importância de aferir a pressão arterial com frequência, os riscos que a hipertensão traz a saúde, quais medidas tomar ao deparar-se com pressão alta e quais hábitos devem ser mudados e inclusos para prevenir a hipertensão ou auxiliar no tratamento da mesma.

Palavras-chave


prevenção; hipertensão; conscientização



REVISTA UNIPLAC
ISSN 2447-2107
EDITORA UNIPLAC | PORTAL DE REVISTAS UNIPLAC
e-mail: propepg@uniplaclages.edu.br | Fone: (49) 3251-1009
Copyright 2012. Editora UNIPLAC