A CONSTRUÇÃO DA ORQUESTRA

Vando Roberto Oliveira, Lurdes Caron

Resumo


Este trabalho tem como objeto de pesquisa científica a construção de uma orquestra de cordas do período barroco da música erudita. Orquestra composta pelas quatro vozes do canto, ou seja, baixo, tenor, contralto e soprano representados respectivamente pelo contrabaixo, violoncelo, viola e violino na orquestra de cordas. O que se deseja com essa pesquisa? Oferecer subsídios para que a evasão escolar nas aulas de música seja diminuída através da participação dos alunos na produção de instrumentos musicais para o seu uso em aula, sendo assim, cada aluno possuíra seu próprio instrumento musical atuando na orquestra como objetivo final. Esta pesquisa tem como tripé norteador os seguintes temas: Meio ambiente, lutheria e música. A matéria prima para este trabalho será adquirida através da produção de mudas de espécies nativas do planalto serrano tais como: cedro vermelho, ipê-amarelo, canela, pinho-bravo e araucária. Como este processo demanda de tempo serão usadas madeiras já disponíveis atualmente. A fabricação dos instrumentos musicais através da arte da lutheria usando as técnicas herdadas dos grandes construtores do século XVII transferirá ao aluno o conhecimento das peças do instrumento musical para que haja uma maior interação com o mesmo na sua execução. A pesquisa musical deste trabalho trará ao aluno o conhecimento da musica na sua essência, isto é na sua originalidade também herdada dos séculos XVII e XVIII. Através deste trabalho a orquestra se torna parte essencial das aulas de música. A prática musical se torna mais presente propiciando ao aluno comprovar por si próprio o que diz a partitura musical. A metodologia escolhida será a prática comprobatória. A teoria dos temas deverá ser testada e confirmada pelos resultados da prática. Nas atuais aulas de música nas escolas tem se relatado o total desinteresse pelos métodos tradicionais de seleção de alunos e habilidades já desenvolvidas. Desta maneira a orquestra na escola proporciona uma visão mais abrangente e objetiva no processo de seleção e aprendizagem musical. A confecção dos instrumentos musicais para a orquestra trará maior resultado prático ao que se espera do aluno, ou seja, sua total dedicação às aulas de música na escola e a participação de todo seu processo desde seu princípio. Tanto as escolas como a comunidade usufruirão dos resultados deste trabalho de pesquisa através de apresentações e concertos.

Palavras-chave


Orquestra, Música, Escola.



REVISTA UNIPLAC
ISSN 2447-2107
EDITORA UNIPLAC | PORTAL DE REVISTAS UNIPLAC
e-mail: propepg@uniplaclages.edu.br | Fone: (49) 3251-1009
Copyright 2012. Editora UNIPLAC