Uma alternativa lúdica na prática educacional: - aplicação de jogos visando estimular o raciocínio lógico das crianças de series iniciais.

Tiago Correa dos Anjos, Madalena Pereira da Silva

Resumo


O uso de softwares educacionais inseridos como ferramentas de apoio nas séries iniciais podem servir como estímulo para o desenvolvimento lógico da criança. A lógica pode ser trabalhada de forma multidisciplinar e com diferentes focos. Se tratando da multidisciplinaridade podem ser trabalhados assuntos de várias disciplinas, tais como Português, Matemática, Ciências entre outras. Neste trabalho foram desenvolvidos alguns jogos educacionais que integra conteúdos de algumas disciplinas vivenciadas no cotidiano da criança na escola. A metodologia pretendida caracteriza-se por pesquisa ação, onde tanto o pesquisador quanto o público alvo participarão de forma ativa do projeto. Foi coletado inicialmente com os professores informações e materiais sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula para a construção dos jogos educacionais e após o desenvolvimento foi aplicado os mesmos em forma de oficina nas turmas de series iniciais, onde o professor e o autor dos softwares avaliaram o grau de interesse das crianças no uso do sistema. A avaliação consistiu em averiguar inicialmente se o software era atrativo, lúdico, amigável, de fácil manuseio e compatível com a faixa etária das crianças. A criança por meio de questionários e perguntas deram suas opiniões se gostaram ou não dos jogos. Nesse processo avaliativo, o professor teve condições de inferir se o referido software pode se tornar uma ferramenta de apoio para estimular a lógica da criança. No entanto, sabe-se que o processo de maturidade da lógica será alcançado ao longo da formação da criança, portanto não foi possível tirar conclusões de que o software trouxe resultados satisfatórios para a construção da lógica, pois isso depende de uma avaliação continua da criança e de inúmeros fatores internos e externos relacionados ou não ao ambiente escolar. No entanto espera-se que o projeto tenha servido de instrumento auxiliar para tornar as aulas lúdicas e convidativas para ás crianças e possa vir a contribuir para futuros trabalhos e pesquisas relacionadas ao tema.

Palavras-chave


Software Educacional, raciocínio lógico, series iniciais.



REVISTA UNIPLAC
ISSN 2447-2107
EDITORA UNIPLAC | PORTAL DE REVISTAS UNIPLAC
e-mail: propepg@uniplaclages.edu.br | Fone: (49) 3251-1009
Copyright 2012. Editora UNIPLAC