Educar musicalmente através dos grandes compositores brasileiros.

Patrick Mota Schuermann, Paulo henrique Godoi, paulo.chorinho@hotmail.com dos Santos Cardoso, Aline Dallazem

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido no Estágio Curricular Obrigatório, do 5º Semestre do curso de Arte-Educação Música, que ocorreu na E.E.B. Vidal Ramos. O principal objetivo deste Projeto de Estágio era desenvolver o processo de intervenção na realidade educacional e oportunizar o contato das crianças do 4.º ano do Ensino Fundamental com a educação musical de forma lúdica e prazerosa por meio de práticas musicais referenciadas em grandes compositores da música brasileira. Para isso, foi elaborado o Plano de Ensino contemplando seis encontros de duas aulas semanais. Dividimos o referido Plano em seis unidades: Gilberto Gil, Heitor Villa Lobos, Toquinho, Tim Maia, Tom Jobim e Cartola. Em todas as unidades, desenvolvemos conteúdos como: altura, timbre, intensidade, volume, andamento, canto, percussão corporal e instrumental, ritmo, harmonia, expressão corporal, criação e improvisação. Os compositores tornaram-se o tema gerador de cada encontro, onde o objetivo maior era apresentar a vida e obra de cada um deles. Outra proposta dos intervenções era que o grupo sempre pudesse participar das atividades com práticas envolventes e dinâmicas de modo que a musica fosse cada vez mais alegre e menos teorizada. Na primeira intervenção os estagiários propuseram uma dinâmica musical de aproximação com as crianças e a aula se tornou muito atrativa e cativante mobilizando a participação de todo o grupo. O tema gerador deste dia foi Gilberto Gil, explorando sua vida e obra os estagiários propuseram atividades lúdicas de apreciação e leitura musical, composição e execução coletiva. Na segunda intervenção Heitor Villa Lobos foi eleito como tema gerador, após ouvir a cantiga “Se essa rua fosse minhaâ€, os alunos souberam dizer um nome da peça porém ninguém conhecia o compositor. Após um breve resumo sobre vida e obra de Villa Lobos o grupo pode reconhecer várias outras canções do artista e ficaram espantados com a quantidade de canções folclóricas de Villa Lobos. Na terceira intervenção trabalhamos com o compositor Toquinho, o grupo ouviu algumas cancões do compositor e cantar acompanhados pelos estagiários. O tema gerador do quarto encontro foi Tim Maia, foi proposto a audição das cancões onde os estagiários convidaram a turma a fazer uma audição reflexiva e discutiram as compreensões do grupo. Na quinta intervenção a bossa nova foi o gênero musical contemplado através de Tom Jobim. Após ouvirem a canção “Garota de Ipanema†os alunos puderam saber mais sobre a vida e obra de Tom Jobim, durante a intervenção foi ainda enfatizado algumas características da bossa nova, além abordar o piano, os alunos puderam conhecer melhor o instrumento. Na sexta intervenção, Cartola e suas obras foram as que o grupo menos conhecia, porém a curiosidade e o interesse dos alunos era evidente. Após ouvir algumas obras de Cartola os estagiários apresentaram um pouco da vida do arista. A fim do processo de intervenção foi possível avaliar positivamente o aproveitamento da turma pois interagiram muito bem com a proposta de gerar conhecimentos significativos sobre musica a partir destes grandes compositores da musica brasileira.

Palavras-chave


educação musical;Estágio Curricular Obrigatório;Compositores;Lages.



REVISTA UNIPLAC
ISSN 2447-2107
EDITORA UNIPLAC | PORTAL DE REVISTAS UNIPLAC
e-mail: propepg@uniplaclages.edu.br | Fone: (49) 3251-1009
Copyright 2012. Editora UNIPLAC