JOGOS ELETRÔNICOS UTILIZANDO BLENDER E XNA

SAMUEL ANTONIO DAMBRÔSO

Resumo


Cada vez mais os jogos estão inseridos na vida das crianças e adultos, no mundo
inteiro. O desenvolvimento de jogos vem ganhando cada vez mais força e mais
mercado, devido ao crescimento da indústria de entretenimento. Com base nisto, foi
realizado um estudo sobre duas ferramentas de desenvolvimento de jogos, o Blender,
ferramenta open source de desenvolvimento 3D e o XNA, ferramenta de criação de
jogos da Microsoft. O Blender é uma ferramenta com vários recursos, um motor de
jogo embutido, editor de vídeos, imagens, e capaz de criar animações em alta
resolução e também projetos arquitetônicos profissionais. Sua grande vantagem em
relação às outras ferramentas existentes no mercado é o fato de ser gratuita. O XNA
permite ao desenvolvedor criar jogos para computador e XBOX (Console de jogos da
Microsoft), utilizando tanto personagens 3D como 2D. O estudo destas ferramentas
apresenta formas de modelagem de personagens e cenários, como a Edge Loops e Base
Mesh, que permitem elaborar personagens orgânicos, como humanóides, com grande
quantidade de detalhes e com uma movimentação que flui normalmente em um jogo,
sempre limitando a modelagem dos mesmos, de acordo com os requisitos de sistema
impostos. Apresentam-se também as etapas a serem seguidas para importar os modelos
criados no Blender dentro do XNA, e utilizá-los no jogo a ser desenvolvido. Para
apresentar as ferramentas estudadas foi criado um jogo de estratégia, baseado em
turnos, em que o jogador deve através de cada movimento, buscar a vitória derrotando
os inimigos existentes no campo de batalha.

Palavras-chave


Jogos eletrônicos; Blender; XNA

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