DESENVOLVIMENTO DE JOGOS ON-LINE

LUIS FERNANDO SCHAFASCHEK

Resumo


É notório o espaço que os jogos eletrônicos vêm ganhando ao longo dos últimos anos,
dentre as opções de lazer das pessoas, não importando a idade. O desenvolvimento de
jogos eletrônicos, assim como a produção de um software convencional, está sujeito a
problemas tais como, atrasos na entrega do produto, orçamentos extrapolados e
produtos lançados para o mercado sem o nível de qualidade desejado. Considerando
essas afirmações, torna-se evidente a necessidade que as empresas que produzem os
mais diferentes tipos de jogos eletrônicos têm de adequar seus métodos de produção
para que diminuam ao máximo os riscos de insucesso de um novo projeto. No entanto,
a inexistência de processos bem definidos e documentados pode prejudicar novas
empresas que estão surgindo. Este trabalho propõe um estudo sobre métodos já
existentes, e partir desse estudo, realizar a implementação de um protótipo de jogo
online, utilizando as práticas e métodos indicados em um processo escolhido. Após o
estudo e escolha de um processo, foi criado o projeto do jogo e em seguida
implementado, seguindo os artefatos e atividades sugeridos pelo processo. Entretanto,
constatou-se que para que se possa fazer a validação de um processo na sua totalidade,
é necessário aplicá-lo em um ambiente empresarial, onde projetos são executados com
equipes compostas por vários profissionais, o que não ocorre em um projeto como
este. A implementação foi feita com o auxílio da API PulpCore, com a intenção de
mostrar o uso do processo de desenvolvimento de jogos juntamente com uma API de
desenvolvimento. Neste trabalho, também são exibidos os recursos e funcionalidades
que a API oferece e que auxiliam no processo de criação de animação e efeitos em um
jogo. Ao final, são mostradas as funcionalidades do jogo que foram possíveis de serem
implementadas graças a algumas facilidades que API oferece, o que torna o processo
de desenvolvimento mais simples e rápido.

Palavras-chave


Processos de desenvolvimento de jogos; Pulpcore

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