MODELAGEM E ANIMAÇÃO DE PERSONAGENS HUMANÓIDES 3D

CAROLINE PEREIRA

Resumo


Cada vez mais os jogos estão inseridos na vida das pessoas, em várias faixas de idade
em todo o mundo. A modelagem 3D, vem ganhando cada vez mais força, devido o
crescimento desta indústria de entretenimento. Com base nisto, foi realizado um
estudo detalhado sobre quais técnicas são utilizadas para a criação de modelos
humanóides 3D. As técnicas utilizadas para a criação destes modelos levam em
consideração fatores que resultam em modelos com algumas características como:
bom desempenho, mobilidade e interação, tanto para animações quanto para
desenvolvimento de jogos. Este estudo também apresentou como pode ser feito o
emprego destas técnicas dentro do software Blender , que é utilizado para a criação de
modelos, levando em consideração fatores como iluminação, câmeras e renderização.
Algumas técnicas para modelagem são descritas, entre elas o Edge-loop, que trabalha
diretamente com vértices, gerando modelos com baixo número de polígonos, a Base
Mesh, que utiliza figuras para criar a base do modelo e também softwares que podem
ser utilizados para a criação da Base, como o Make Human. O Software Blender é um
software livre que possui algumas características como oferecer funcionalidade para
modelagem, renderização, animação e pós-produção, que são detalhadas neste
trabalho.Características que tornam o modelo utilizável para ambientes de
programação também foram tratadas. O Modelo do conteúdo deste trabalho também
contou com a Armature, estrutura que torna possível que o modelo realize
movimentos, tanto em animações quanto em futuras inclusões dentro de ambientes de
programação. Essas inclusão também foram comentadas, utilizando como ambiente de
programação o Java 3D.

Palavras-chave


Blender, Modelagem 3D, Java 3D, Base Mesh, Edge Loop

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