APLICATIVO LÚDICO PARA APOIO AO ENSINO DE INGLÊS ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS

DANIEL D'ÁVILA MOMBACH

Resumo


O ensino à distância tem se intensificado nas últimas décadas e, mais recentemente,
tem se aliado às facilidades oferecidas pela informática. Da mesma forma, a utilização
da tecnologia móvel tem se intensificado, trazendo consigo a praticidade de se ter à
mão um dispositivo capaz de prestar vários serviços úteis. Adicionalmente,
dispositivos móveis, a exemplo dos aparelhos celulares e dos telefones inteligentes,
têm atingido níveis de desenvolvimento tecnológico que possibilitam inúmeras
funcionalidades computacionais. Assim, o presente trabalho propõe a implementação
de um aplicativo lúdico para apoio ao ensino de inglês capaz de operar em uma vasta
gama de aparelhos celulares, sendo utilizada para isto a plataforma de
desenvolvimento Java Micro Edition. O desenvolvimento da solução envolve estudos
sobre atividades lúdicas associadas ao ensino de idiomas, identificando uma atividade
elegível para a proposta do aplicativo, e pesquisas a respeito das características da
implementação de sistemas para dispositivos móveis. O aplicativo implementado
mostra que aliar atividades lúdicas, ensino de idiomas e aparelhos celulares não é
apenas possível, como também vantajoso, uma vez que tais dispositivos móveis já
estão acessíveis para uma grande quantidade de indivíduos de diversas classes sociais.

Palavras-chave


Aparelhos celulares; dispositivos móveis; Java Micro Edition; ensino de inglês.

Texto completo:

Sem título