Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revsita Virtual de Pesquisa e Inovação Tecnológica (RVPIT) é uma publicação semestral dos cursos de Engenharia e da Área Tecnológica da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC que visa a difusão de pesqusias e estudos na área interdisciplinar com inserção em três das linhas de pesquisa institucionais, são elas:

  • Ciência, Política e Tecnologia: Desenvolvimento Tecnológico; Tecnologias; Tecnologia Social; Construção de Conhecimentos Científicos e Tecnológicos.
  • Trabalho, educação e sistemas produtivos: Trabalho e renda no contexto das mudanças do mundo do trabalho; empreendedorismo social; tecnologias sociais.
  • Saúde, Ambiente e qualidade de vida: Saúde, Educação e Qualidade de Vida; Ética e Bioética; Processos Psicossociais; Promoção da Saúde nos Ciclos de Vida; Políticas Públicas de Saúde e Ambiente; Participação Social e Cidadania; Sustentabilidade dos Recursos Naturais e da Biodiversidade, Diversidade Genética, Vetores Silvestres.

A revista publica artigos científicos inéditos em língua portuguesa ou inglesa sendo eles de divulgação de pesquisa, trabalhos de revisão ou relatos de experiência. Os manuscritos submetidos à revista são analisados por avaliadores em par e às cegas, e eventualmente por consultores ad hoc especialistas na área envolvida.

 

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos recebidos serão previamente avaliados pela Equipe Editorial e posteriormente por consultores ad hoc. 

Inicialmente os trabalhos irão passar por uma pré-avaliação na qual a Equipe Editorial irá julgar a adequação do artigo à revista com base no Foco e Escopo (diponível na aba Sobre) e nas Diretrizes para Autores (diponível na aba Submissões). Será verificada a originalidade, relevância, rigor metodológico da pesquisa e formatação do manuscrito. Caso o artigo não atenda a estes requisitos será devolvido imediatamente para os autores, os quais podem realizar as adequações necessárias e ressubmetê-los à revista.

Se o artigo for aprovado na etapa de pré-avaliação, seguirá automaticamente para a avaliação onde será submetido a dois consultores ad hoc, os quais apresentarão seus pareceres em até trinta dias. No caso de pareceres contraditórios, um terceiro parecer será solicitado.

O parecer após a avaliação poderá ser de tres tipos: a) aceito na íntegra (sem restrições); b) rejeitado (não aprovado para publicação) e; c) aceito na íntegra, com algumas alterações. No caso de ser aceito com necessidade de alteração, o autor terá o prazo de vinte dias a partir da devolução do texto para enviar o trabalho com as alterações indicadas. Caso não sejam feitas as alterações o artigo será automaticamente recusado. 

Todos os trabalhos são enviados para avaliação sem o nome dos autores, bem como o nome dos avaliadores também será omitido como forma de garantir a imparcialidade assegurando assim a Avaliação Cega por Pares.

 

Periodicidade

A RVPIT é um periódico eletrônico com periodicidade semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...