Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Latinoamericana Ambiente e Saúde - rLAS?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Políticas de Seção

Editorial
Apresentação do número em questão e/ou posicionamento do conselho editorial da revista sobre temas de interesse e destaque nas áreas de Ambiente e Saúde.

Artigos Completos
Incluem estudos sobre métodos e técnicas de pesquisa, tais como, estudos experimentais ou quase-experimentais, observacionais, dentre outros.

Nota de Pesquisa
É uma modalidade de apresentação de trabalhos de pesquisa, práticas ou relatos de experiência. Para essa categoria, a produção submetida deve possuir alto grau de ineditismo e originalidade, trazendo novos resultados à comunidade científica, de relevada importância.

Artigos de Revisão (Revisão Sistemática, Revisão Integrativa e Meta-análise)
Descreve a síntese de resultados de estudos originais, quantitativos e/ou qualitativos, descreve detalhadamente o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para seleção e o processo de síntese dos resultados dos estudos revisados.


NORMAS PARA ENVIO (SUBMISSÃO)

Os trabalhos deverão ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, em editor de Microsoft Office Word, versão 2007 ou posterior. As margens superior e inferior deverão ser de 2,5 cm e esquerda e direita com 3 cm. O espaçamento entre linhas deverá ser de 1,5 cm com as páginas numeradas.
As tabelas e ilustrações deverão ser apresentadas separadas do texto e anexadas ao final do trabalho, com legendas.
Notas de rodapé deverão ser evitadas.
A identificação de autoria e filiação do trabalho será removida do arquivo e da opção Propriedades no Word para a submissão, garantindo, dessa forma, o critério de sigilo.

Para a categoria Artigo Completo, o trabalho não deverá exceder 40 mil caracteres (sem espaço). Devem ser organizados obedecendo à seguinte sequência: Título Original, Título Traduzido, Autor(es), Filiação Institucional, Abstract (Keywords), Resumo (Palavras-chave), Resumen (Palabras Clave), Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões (ou combinação destes três últimos), Agradecimentos (facultativo) e Referências Bibliográficas.

Para a categoria Artigo de Revisão, o trabalho não deverá exceder 50 mil caracteres (sem espaço). Devem ser organizados obedecendo à seguinte sequência: Título Original, Título Traduzido, Autor(es), Filiação Institucional, Abstract (Keywords), Resumo (Palavras-chave), Resumen (Palabras Clave), Introdução, Desenvolvimento do Tema, Considerações Finais, Agradecimentos (facultativo) e Referências Bibliográficas.

A Nota de Pesquisa obedece a mesma sequência da categoria Artigo Completo, porém, sem a necessidade de se destacar os tópicos, ou seja, é apresentada em texto corrido; e não deve exceder 8 mil caracteres (sem espaço).


ESTRUTURA DOS MANUSCRITOS

• Folha de rosto
A folha de rosto deve conter, nesta ordem:
a) sugestão de título abreviado no cabeçalho, com, no máximo, 5 palavras, e alinhado no canto superior direito, junto ao número da página;
b) título completo, com no máximo 15 palavras, sem qualquer abreviatura, na língua em que o manuscrito foi preparado;
c) título completo traduzido*;
d) ano da preparação do manuscrito;
e) nome completo e por extenso de todos os autores; endereço completo das filiações; endereço completo, telefone e e-mail atualizado do autor para correspondência.

*Obs I: Caso o manuscrito seja redigido em língua inglesa ou espanhola, necessariamente deverá apresentar título e resumo em português.

Obs II: Todo o conteúdo dessa página, com exceção do cabeçalho, deve ser centralizado vertical e horizontalmente.

• Página com Resumo
Todo manuscrito deve incluir um resumo na língua original em que foi elaborado. Devem conter no máximo 1.500 caracteres (sem espaço), em um só parágrafo sem deslocamento. Não devem conter citações bibliográficas. Siglas e abreviações de instituições, ao aparecerem pela primeira vez no trabalho, serão colocadas entre parênteses e precedidas do nome por extenso, por exemplo, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Devem ser concisos, informativos, apresentando o objetivo do trabalho, método sucinto, os resultados mais relevantes e a conclusão. O resumo deverá ser necessariamente apresentado, seguido das palavras-chave que devem expressar com precisão o conteúdo do trabalho e diferirem do título, e estão limitadas em, no máximo, 4 (quatro).


• Página com Abstract ou Resumen
O Abstract deve ser redigido em inglês ou Resumen em espanhol e obedecer às mesmas especificações do resumo, seguido das mesmas Keywords ou Palabras Clave utilizadas. Em caso de texto escrito originalmente na língua inglesa ou espanhola, o resumo deverá ser apresentado em português.

• Introdução
Explanação clara da pesquisa, da qual devem constar a justificativa, problemática e os objetivos.

• Material e Métodos
Descrição concisa, sem omitir o essencial para a compreensão e reprodução do trabalho. Métodos e técnicas já estabelecidos devem ser apenas citados e referenciados. Métodos estatísticos devem ser descritos ao final dessa seção. Experimentos que utilizam animais deverão apresentar a cópia do protocolo de submissão e aprovação por Comissão de Ética e Bem-Estar Animal. Pesquisas que envolvam seres humanos deverão apresentar cópia do protocolo de submissão e aprovação por Comissão de Ética e Pesquisa com Seres Humanos.

• Resultados
Esta parte do texto deverá ser informativa e não interpretativa. Quando necessário poderá ser acompanhada de tabelas, figuras ou demais ilustrações.

• Discussão
Deve ser limitada aos resultados do trabalho e seu conteúdo deve ser interpretativo. É importante que novos achados e novas hipóteses sejam explicitados.

• Conclusão
A conclusão deve ser descrita em item separado dos resultados e da discussão e demonstrar posicionamento dos autores em relação aos resultados obtidos com a pesquisa.


• Tabelas
As tabelas devem ser enviadas em formato Excel. A legenda (título) é precedida da palavra ‘Tabela’, seguida pelo número de ordem em algarismos arábicos, devendo ser descritiva, concisa e inserida acima da mesma. As tabelas devem estar limitadas a um número mínimo necessário. Devem ser digitadas em espaço 1,5 em arquivos separados. As tabelas quando copiadas de outro trabalho científico deverão ter a fonte referenciada.

• Figuras
As figuras, tais como: desenho, fotografia, prancha, gráfico, fluxograma ou esquema, devem ser enviadas em formato .tif, .gif ou .jpg, com no mínimo de 300 dpi de resolução e numeradas consecutivamente. As legendas devem ser precedidas da palavra ‘Figura’, seguida da numeração em algarismo arábico e inseridas abaixo das mesmas. O número de ilustrações deve ser restrito ao mínimo necessário. As figuras deverão ser enviadas em arquivos separados e quando copiados de outro trabalho científico deverão vir acompanhadas de autorização de direitos autorais.

• Agradecimentos
Item facultativo e quando necessário, deve ser limitado ao indispensável.

• Referências
As referências bibliográficas somente serão admitidas desde que sejam de fácil consulta aos leitores. Não serão aceitas referências de trabalhos publicados em anais de congressos. Deve-se evitar citações de monografias, dissertações, teses e livros, dando preferência a artigos científicos atuais, com data de publicação inferior a 15 anos. Caso seja indispensável a citação de dissertações e teses, estas devem estar disponíveis para consulta em sites oficiais, por exemplo, Banco de Teses da Capes: http://www.capes.gov.br/servicos/banco-de-teses. Todas as citações no texto devem ser cuidadosamente checadas em relação aos nomes dos autores e datas, exatamente como aparecem nas referências. A lista de referências deverá ser apresentada em ordem alfabética.
Para apresentação das referências a rLAS adota a norma da ABNT NBR. A seguir, são apresentados exemplos de apresentação de referências:

Livros
GOETZ E. R.; MANFROI E. C. Ele e ela grávidos! Curitiba: Juruá. 1 ed., 2011.

JAMBEIRO, O. et al. Tempos de Vargas: o rádio e o controle da informação. Salvador: EDUFBA, 2004.

OBS. Em livros com até três autores, todos os nomes dos autores devem ser escritos. Para autorias com quatro autores ou mais, aparece somente o nome do primeiro autor seguido de ‘et al.’

Capítulo de livro
CARRIJO MAUAD, J. R.; SILVA, B. F. Utilização de biossólidos e seu impacto na saúde pública. In: SARAN, A. N.; MARIANO, W. S.; SÓRIA, S. F. P. (Org.). Tópicos Especiais em Saúde e Criação Animal. São Carlos: Pedro & João, 2009. p. 15-42.

OBS. Em capítulos de livros com até três autores, todos os nomes dos autores devem ser escritos. Para autorias com quatro ou mais autores, aparece somente o nome do primeiro autor seguido de ‘et al.’

Ocorrência de mesmo autor
MAZZOLLI, M. Mountain lion Puma concolor attacks on a maned wolf Chrysocyon brachyurus and a domestic dog in a forestry system. Mastozoología Neotropical (Impressa), v. 16, p. 465-470, 2009.
_______. Mosaics of Exotic Forest Plantations and Native Forests as Habitat of Pumas. Environmental Management, v. 46, p. 237-253, 2010.

Artigo de periódico
KANAN, L. A. Consumo sustentável & economia solidária: alguns conceitos e contribuições da Psicologia. Fractal: Revista de Psicologia, v. 23, p. 607-624, 2011.

OBS. Em artigos com até três autores, todos os nomes dos autores devem ser escritos. Para autorias com quatro ou mais autores, aparece somente o nome do primeiro autor seguido de ‘et al.’

Tese e Dissertação
SIEGLOCH, A. E. Estrutura espacial das comunidades de Ephemeroptera (Insecta) em riachos da Serra da Mantiqueira e Serra do Mar, Estado de São Paulo. 2010. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2010.

Documento Eletrônico

RUPP, L.C.D.; BOFF, M. I. C.; BOFF, P.; GONÇALVES, P. A. S; BOTTON, M.. High dilution of Staphysagria and fruit fly biotherapic preparations to manage South American fruit fly, Anastrepha fraterculus in organic peach orchards. Biological Agriculture and Horticulture. v.28, p.41-48, 2012. Disponível em:
. Acesso em: 11 jul. 2012.

OBS. Todos os endereços "URL" no texto (ex.: ) deverão estar ativos.

Citações no corpo do texto
As citações devem seguir o sistema autor-data:

Um autor: nome do autor e ano de publicação
Grün (2011) ou (GRÜN, 2011)

Dois autores: os nomes dos autores e ano da publicação
Arruda e Arruda (2010) ou (ARRUDA e ARRUDA, 2010)

Quatro ou mais autores: nome do primeiro autor seguido de ‘et al.’, e o ano de publicação.
Silva et al. (2012) ou (SILVA et al., 2012)


PROVA GRÁFICA
Após aceito, o trabalho diagramado em formato pdf será enviado por e-mail ao autor correspondente. Neste estágio, pequenas alterações na prova do artigo devem ser realizadas apenas com permissão do editor-chefe.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Como parte do processo de submissão, os autores devem necessariamente verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com tais normas serão devolvidas aos autores.
    a) A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
    b) Formatação do texto, tabelas e figuras de acordo com as normas da rLAS.
    c) A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de anonimato exigido, conforme instruções disponíveis nas diretrizes para os autores.
    d) Os autores se comprometem em anexar no ato da submissão (submeter no link de documentos suplementares) os seguintes documentos: Declaração de Direito Autoral da Pesquisa e o Parecer do Comitê de Ética (este último, no caso de pesquisas voltadas a seres humanos).
 

Declaração de Direito Autoral

O(s) autor(es) deve(m) assinar e submeter a seguinte declaração: “Pelo presente instrumento, concedemos os direitos autorais referente ao trabalho submetido para a possível publicação na Revista Latinoamericana Ambiente e Saúde - rLAS, da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, Lages-SC.”

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


REVISTA UNIPLAC
EDITORA UNIPLAC | PORTAL DE REVISTAS UNIPLAC
e-mail: revista@uniplaclages.edu.br | Fone: (49) 3251-1009
Copyright 2012. Editora UNIPLAC